Quer se tornar um coach de resultados? Para muitos, o coaching é uma experiência transformadora que melhora a visão sobre o trabalho e a vida, desenvolvendo também habilidades de liderança. Tudo isso por meio de técnicas e ferramentas.
O coaching faz com que as pessoas alcancem seu potencial e também permite que mudem seu estilo de vida. É possível melhorar diversos aspectos como produtividade, inteligência emocional, planejamento de vida, comunicação e relacionamentos, entre outros.
Se você busca desenvolvimento ou quer abrir portas para uma nova carreira, o curso de formação em coaching é ideal. Uma pesquisa verificou quais formas de desenvolvimento podem ajudar executivos a se manterem relevantes no mercado de trabalho.
O estudo, conduzido pela Association of Executive Search and Leadership Consultants, indicou que 51% dos executivos entrevistados consideram o coaching uma ferramenta fundamental. Isso demonstra todo o potencial existente para coaches profissionais.
- Desenvolva seu potencial e atinja resultados extraordináriosTrabalhe e desenvolva suas competências, aprenda a superar limitações com foco na solução tanto para sua vida pessoal quanto profissional.
- Construa uma nova carreira e ajude a desenvolver outras pessoasEntre para a segunda carreira que mais cresce no mundo e lucre com o mercado de coaching, ajudando com que outras pessoas atinjam seus objetivos e melhorem a qualidade de vida.
Entre para a elite do coaching e se torne um profissional disputado no mercado!
Ao realizar um curso de coaching, você conquistará uma credibilidade instantânea. Afinal, você irá se identificar como parte da maior comunidade de profissionais que são certificados com treinamentos de alta performance.
Além disso, como coach de resultados, você passará a fazer parte da maior rede social da área na América Latina. Também terá acesso a oportunidades exclusivas de networking, vídeos, ferramentas, materiais e recursos que farão você se tornar um profissional cada vez melhor.
Coach de resultados: benefícios
Em uma pesquisa recente com os alunos da SLAC® Coaching, foi relatado diversos benefícios gerados para aqueles que decidiram seguir a carreira de coach.
Benefício 1:
Dobrar seu nível de desenvolvimento pessoal
Uma das maneiras mais rápidas de uma pessoa crescer é aplicando o coaching em outras pessoas. Quando você é responsável pelos resultados, por distinções e por apoiar outras pessoas em coaching, você passa por um processo de desenvolvimento humano.
Benefício 2:
Você pode construir uma vida extraordinária
Coaches chegam a ganhar entre R$ 25 mil e R$ 200 mil por ano. O ponto é que, com um processo de coaching adequado, tendo competências apropriadas e fazendo parte de uma rede forte, o coaching pode ser uma profissão muito bem-remunerada.
Benefício 3:
Você constrói amizades e relações que duram a vida toda
Não há nada de errado ou antiético em ser amigo de um cliente. Os clientes tornam-se seus parceiros na vida, porque eles estão contribuindo com você, assim como você está contribuindo para a vida deles.
Observe, porém, que novos clientes, geralmente, estão preocupados com eles mesmos e suas questões. Se houver uma amizade, esta deve ocorrer ao longo do tempo.
Benefício 4:
Você pode se tornar um mestre na vida
Ser coach em tempo integral é o caminho de desenvolvimento que leva à maestria. Se você aprendeu, pratica e vive os conceitos de coaching, vai conseguir uma prática apurada durante suas sessões de coaching.
Vai ainda cuidar da sua própria vida com maior assertividade e conformidade. As chances de você se tornar um coach de resultados são muitas!
Benefício 5:
Você sempre está pronto para a próxima oportunidade
Alguns coaches são treinados para coaching de vida. Outros amam a profissão, mas vão seguir outro rumo depois de quatro ou cinco anos. A profissão é cheia de oportunidades, muitas das quais ainda não são reveladas.
Benefício 6:
Você será admirado
Aplicar coaching em outra pessoa é uma contribuição para a vida, por isso, muitos clientes vão admirar você demais por isso. É importante acrescentar que os coaches não devem trabalhar para obter amor, mas você vai conseguir tê-lo.
Coach de resultados: para quem quer e ousa mais
A metodologia de coaching é um processo embasado no que há de mais avançado em estudos comportamentais. Tem como objetivo liberar seu potencial e maximizar de forma ampla a performance e os resultados na sua vida pessoal e profissional.
Dessa forma, é possível produzir mudanças significativas, duradouras e que realmente vão lhe auxiliar a alcançar resultados em sua carreira ou em seu negócio. Diversas empresas veem o coach como um profissional diferenciado.
Ele dá apoio e tem competências para que o desenvolvimento das pessoas que estão ao seu redor seja facilitado e ampliado. Com isso, o resultado sempre é a melhoria de clima e relacionamentos dentro e fora de organizações.
Coach de resultados: esclarecimentos sobre a atuação
Em um processo de coaching é fundamental que o profissional deixe bem-definido com o coachee (cliente) quais são as quatro etapas essenciais de sua atuação: o processo, a sessão, a postura e o contrato.
Para que tudo transcorra bem, antes do início de qualquer projeto de coaching, o profissional deverá realizar uma primeira reunião, com o objetivo de conhecer um pouco o que motivou seu potencial cliente a procurar seu apoio.
A partir do que for trazido pelo coachee, será a vez do profissional “ditar” as regras, conduzindo as explicações a seguir:
O processo
Nesse primeiro contato, o coach deverá explicar de forma detalhada como funciona o processo de coaching. Precisa mostrar também os ganhos que o método oferece tanto pelo lado do coach quanto pelo coachee, relacionando isso com a meta (ou a falta dela).
Nesse momento, trata-se de uma das responsabilidades do coach explicar o que será permitido ou não ao longo do processo. Por exemplo, horários, comprometimento com os planos de ação, honestidade em relação às informações passadas, etc.
A sessão
Para que não haja nenhum mal-entendido durante todo o processo, é imprescindível que o coach explique ao seu futuro coachee como será conduzida cada sessão, bem como o tempo sugerido para que a meta seja cumprida.
O tópico sessão deve ser abordado pelo profissional com as seguintes explicações: o tempo de duração de cada sessão, como cada encontro irá começar e será finalizado, o que será aceito ou não, a importância da participação do coachee em cada encontro, etc.
A postura
Este tópico é fundamental para não gerar nenhum tipo de infortúnio durante todo o processo. A postura que será aceita ou não pelo cliente precisa ser muito bem-alinhada. o coach deixará claro que sua postura será no sentido de “um amigo da meta”.
Para isso, como profissional que está apoiando o coachee nessa jornada, o coach fará com que o cliente saia de sua zona de conforto e crie o senso de responsabilidade perante todo o processo.
Coach de resultados: atitudes, estratégias e crenças
O código de ética do coaching traça diretrizes para as atitudes, estratégias e crenças para quem trabalha na área. O objetivo é fazer com que o coach se desenvolva como um profissional de ponta e, principalmente, como ser humano.
A iniciativa visa tornar o coach uma referência em comportamento e performance humanos, sendo, acima de tudo, um espelho para quem recorre aos seus serviços.
Atitudes:
- Apoia-se no êxito de seus coachees e empolga-se com os resultados positivos.
- Serve de bom exemplo.
- Reconhece seus valores fundamentais.
- Reconhece seus próprios erros e está disposto a aprender com eles.
- Trata a aprendizagem como um processo constante.
- É aberto a receber feedback a respeito dos seus métodos de coaching.
- Faz distinção entre a pessoa e o seu comportamento.
- Age com responsabilidade.
Estratégias:
- Ouve mais do que fala, pois, o processo de coaching é pautado em autodescoberta; e ele será um coadjuvante.
- Usa a “regra de platina”: tratar o outro como gostaria de ser tratado. Princípio fundamental para gerar empatia.
- Descobre os talentos do seu coachee e ressalta-os.
- Valoriza as pequenas metas conquistadas pelo seu coachee.
- Dá feedback regular e de alta qualidade.
- A partir dos feedbacks, dá espaço para o seu cliente/colaborador aprender e contribuir.
- Perpetua o círculo vicioso de reconhecimento de metas, estratégias para alcançá-las, reconhecimento de pontos positivos e a serem melhorados.
Crenças:
- Acredita que não precisa ser perfeito para ser um bom coach, só precisa permanecer em desenvolvimento.
- Crê no seu cliente/colaborador, até quando este não acredita em si mesmo.
- Sabe que as pessoas já têm, em potencial, os recursos que precisam.
- Dá crédito ao outro por seus esforços e suas conquistas.
- Entende que se uma pessoa já conseguiu uma façanha, outras, também, podem.
- Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!
Coach de resultados: o papel do profissional
O coach é o profissional que apoia as pessoas na identificação de METAS específicas para que as alcancem de forma mais rápida e fácil. Fornece ao coachee ferramentas, perspectivas e estruturas necessárias para que o cliente (coachee) alcance o que almeja.
Em paralelo, realinha as crenças limitantes e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir. Além disso, a pessoa que se torna coach pode, por meio da sua função, crescer enquanto pessoa, uma vez que quando você é responsável pelos resultados alheios, você também aprende.
O coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos.
Para ser um coach basta ter vontade e motivação, profissionais de qualquer área podem ser um!
Venha com a gente e se torne um coach!
Números do coaching no Brasil
98,8% dos alunos da SLAC® consideram o coaching como o seu principal aprendizado de vida, trazendo diversos impactos positivos para a vida pessoal e profissional.
Fonte: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Coaching – CPDC
83% dos líderes que passaram pelo processo de coaching relatam a importância da metodologia, trazendo maiores resultados da sua gestão.
Fonte: BBC
35% dos profissionais que têm em seu currículo a formação em coaching recebem 35% a mais do que outros profissionais.
Fonte: Datafolha
Por que o trabalho de coaching é importante?
O processo de coaching passou a ser popular em 1990. Atualmente, ele é um dos principais processos de desenvolvimento humano. Tem seu funcionamento centrado em três pontos fundamentais e é visto como uma profissão promissora que cresce muito no país:
Empatia:
O coachee e coach viram uma equipe e passam a atuar em conjunto para alcançar um resultado que o coachee não conseguiria sozinho.
Estrutura:
Com um coach, o coachee passa a ter mais ação, pensar grande e começa a trabalhar com foco na solução.
Atuação:
O coach sabe como orientar seus coachees (clientes) a fazer mais, tomar melhores decisões, definir melhor seu foco visando à máxima produtividade.
Quem procura um processo de coaching?
Como estamos vendo, os benefícios do coaching são variados e podem atender as necessidades de pessoas das áreas mais distintas. Observe o perfil dos principais indivíduos que procuram o coaching para alcançar resultados excelentes, seja na área pessoal ou profissional.
- Empresários
- Gestores
- Líderes
- Executivos
- Pessoas que desejam alcançar metas ou melhorias na vida pessoal
- Profissionais em transição de carreira
- Quem deseja aprender a identificar um perfil comportamental
Fundamentos do coaching
Os principais fundamentos do coaching foram idealizados e elaborados para permitir mais entendimento sobre as práticas e os tratamentos utilizados na profissão. São fundamentais para o desempenho profissional competente de qualquer profissional de coaching.
1. Determinando os fundamentos
Em coaching, o cumprimento de diretrizes éticas e padrões profissionais é algo essencial. Diante disso, torna-se importante tanto a compreensão de valores éticos e de parâmetros em coaching quanto a sua capacidade de aplicação em todas as situações que envolvam o coach e o cliente.
O coach de resultados deve compreender os padrões de conduta determinados pela SLAC® Coaching e apresentá-los em seus comportamentos no cotidiano da profissão. Para saber quais são eles, é necessário verificar o Código de Ética.
O profissional deve entender o cliente e argumentar de forma eficiente com ele os rumos e os padrões específicos do relacionamento de coaching. Entre tais pontos estão a programação, o preço, a inclusão de outras pessoas, etc.
2. A criação de um relacionamento
O profissional de coaching necessita estabelecer uma relação de confiança com o cliente. Isso se traduz na habilidade do coach em criar uma atmosfera segura, que inspire apoio e respeito.
Outra tarefa da profissão é a de fornecer suporte contínuo e encorajar o cliente a desenvolver novas ações e novos comportamentos, englobando os que impliquem riscos e medo do fracasso.
Durante todo o processo, o profissional precisa se mostrar flexível, em conformidade com cada momento e aplicado. Deve utilizar seus recursos intuitivos e depositar confiança no conhecimento interior de seu cliente.
Além disso, o profissional necessita ter confiança para alterar um ponto de vista e apostar em diferentes cenários para sua atuação. Nesse sentido, é importante não se deixar dominar ou envolver com os sentimentos do cliente.
3. Uma comunicação efetiva
Um coach deve sempre praticar a chamada escuta ativa. Trata-se da capacidade de manter o foco integral naquilo que o cliente está afirmando, mas, também, nas coisas que ele não está dizendo.
O coach deve sempre ouvir as metas, os valores, as crenças e as preocupações de seu cliente, tanto do que é possível quanto do que não é possível. Precisa distinguir as palavras, a linguagem corporal e o tom de voz, enfim, compreender a essência da comunicação do cliente e apoiá-lo para chegar diretamente ao ponto.
O coach precisa se expressar com eficiência durante o processo, é fundamental utilizar uma linguagem que estabeleça o impacto positivo em seu cliente. É necessário que sejam feitos questionamentos abertos, capazes de gerar possibilidades ou aprendizados novos.
4. Facilitar o aprendizado e os resultados
No processo de coaching, criar conscientização é valioso. Para isso, deve-se buscar a integração e a avaliação de fontes de informações variadas. Também é necessário procurar interpretações que apoiem a conscientização do cliente.
É importante que o profissional auxilie o cliente a observar os diferentes pontos interrelacionados que causem impacto nele e em seus comportamentos, como pensamentos ou sentimentos.
Também é papel do coach identificar pontos fortes e áreas para aprendizado e crescimento, ou seja, aquilo que é mais importante para tratar durante o coaching. O coach tem que promover experiências e autodescoberta no cliente quando ele aplica o que foi discutido e aprendido nas sessões em seu trabalho ou em sua vida.
É preciso desafiar as suposições e os pontos de vista do cliente para provocar novas ideias e encontrar outras possibilidades para ação. O planejamento e a definição de metas são pontos do trabalho do coach.
É a capacidade de elaborar e manter um planejamento de coaching que seja verdadeiramente eficaz com o cliente. É necessário consolidar os dados coletados, determinar um plano e desenvolver objetivos com o cliente que abordem preocupações e áreas para aprendizagem e desenvolvimento.
Conclusão
No universo dinâmico do coaching, a busca por se tornar um coach de resultados é uma jornada promissora. A transformação pessoal e profissional que o coaching oferece é evidente, proporcionando uma visão aprimorada sobre o trabalho e a vida.
A formação em coaching se revela como um trampolim para o desenvolvimento, com pesquisas destacando sua importância. É considerada uma ferramenta fundamental por mais da metade dos executivos entrevistados.
Ao escolher o coaching, é possível desbloquear potenciais, melhorar habilidades de liderança e contribuir para mudanças significativas na vida dos outros. A credibilidade obtida por meio de cursos de alta performance fortalecem o status do coach no mercado.
Soma-se a isso, a integração em uma rede profissional. Os benefícios, que incluem dobrar o desenvolvimento pessoal, estabelecer amizades duradouras e atingir a maestria na vida, oferecem um panorama concreto das recompensas dessa carreira em ascensão.
A profissão não apenas oferece uma carreira promissora financeiramente, mas também proporciona a satisfação de ser admirado por contribuir para a vida dos outros. A metodologia permite a criação de mudanças duradouras e significativas.
Lembrando que o coaching é embasado em estudos comportamentais avançados. A atuação do coach é delineada por quatro etapas fundamentais: processo, sessão, postura e contrato, garantindo uma abordagem clara e ética.
No cerne do coaching, as atitudes, estratégias e crenças do profissional desempenham um papel crucial. Ao adotar uma postura de “amigo da meta”, o coach guia o coachee para fora de sua zona de conforto, promovendo responsabilidade e desenvolvimento humano.
Com atitudes centradas no sucesso do coachee, estratégias que valorizam os talentos e crenças que reconhecem o potencial inerente das pessoas, o coach se torna não apenas um guia, mas uma fonte de inspiração para o crescimento pessoal e profissional contínuo.
Portanto, você já sabe: quando o assunto é coaching, conte sempre com toda a experiência da SLAC Coaching. Entre em contato e conheça todas as nossas formações.